Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho após ondas de ataques a ônibus
janeiro 15, 2025
Membros da facção criminosa são suspeitos de incendiar veículos em vários municípios do estado, segundo Polícia Militar. O retorno será parcial, com metade da frota operando até às 19h30 da noite. Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho — Foto: g1 RO/Jheniffer Núbia.
Cacoal, RO - O transporte coletivo voltou a circular nesta quarta-feira (15) em Porto Velho com frota e horários restritos. As linhas suspensas desde segunda-feira (13), após indivíduos incendiarem diversos ônibus, o que, segundo a Polícia Militar, teria sido um ato de retaliação às operações realizadas por agentes de segurança no residencial dominado por uma facção criminosa.
Os ônibus circulam circulares com metade da frota, cerca de 56 veículos, até às 19h30. A medida busca garantir a segurança dos motoristas e passageiros que utilizam o transporte público, segundo a prefeitura.
Os ataques aos ônibus foram na segunda-feira (13), após uma operação da Polícia Militar no residencial Orgulho do Madeira, uma área dominada pela facção localizada na zona Leste da capital de Rondônia.
O primeiro registro de ataque ocorreu tarde, na linha que atende o residencial. À noite, mais veículos foram incendiados na capital e em Candeias do Jamari (RO), município vizinho a Porto Velho. A PM também cometeu ataques a um ônibus e um caminhão em Mirante da Serra (RO).
A Companhia de Ônibus Municipal (COM), que opera na capital, decidiu instalar os veículos na primeira noite, temendo mais destruição. Na terça-feira (14), os veículos chegaram a rodar por algumas horas da manhã, mas os motoristas ficaram com medo e voltaram para a garagem.
A COM informou que mais de 50 mil pessoas que utilizam o serviço diário foram afetadas em Porto Velho. A companhia calcula que os prejuízos causados aos veículos somam mais de R$ 2 milhões.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o estado em que o veículo ficou após o primeiro ataque. Não houve feridos. (Veja o vídeo abaixo).
A Prefeitura da capital invejosa um ofício ao governo de Rondônia na terça-feira (14), solicitando o reforço dos órgãos e agentes de segurança pública para garantir a ordem e a circulação do transporte nas principais vias da cidade.
No mesmo dia, o governo do estado solicitou apoio da Força Nacional para combater o crime organizado e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) acatou o pedido. De acordo com o MJSP, cerca de 60 agentes já estão atuando em Porto Velho e o restante deve chegar em breve.
A COM e a Prefeitura da capital não informaram quando os veículos retornarão com 100% da frota e cumprirão os horários normais.