Confúcio se preparando para disputar o Governo, MP-RO investiga preços de combustíveis em Porto Velho, Procon dorme em berço esplêndido

Confúcio se preparando para disputar o Governo, MP-RO investiga preços de combustíveis em Porto Velho, Procon dorme em berço esplêndido


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Cacoal, RO
- Governador – As eleições gerais (presidente da República, governadores e seus vices; duas das três vagas de cada Estado e Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativas) parecem distantes, mas não estão, pois faltam menos de dois anos (dezenove meses) para outubro de 2026. Também tem que ser levado em consideração, que ocupantes de cargos executivos, desde que não sejam à reeleição têm que renunciarem seis meses antes (abril de 2026) para concorrerem. É o caso do governador Marcos Rocha (União), que está no segundo mandato e deverá disputar uma das vagas ao Senado no próximo ano. Terá que renunciar (abril de 2026) para poder concorrer a uma das duas vagas de senador.

Governador II – Um dos políticos mais experientes de Rondônia, o senador Confúcio Moura (MDB), que já foi governador em dois mandatos seguidos, prefeito em duas oportunidades de Ariquemes e deputado federal, e que muitos dizem que irá “pendurar as chuteiras” na política vem trabalhando forte nos bastidores. Durante o atual período de recesso parlamentar, ele tem percorrido vários municípios mantendo contato com lideranças e conferindo as aplicações de suas emendas parlamentares. Estrategista exímio, político experiente e com trânsito em todos os segmentos da área, inclusive em nível federal onde tem amplo espaço político no Governo Lula da Silva, Confúcio estaria articulando uma candidatura à sucessão municipal. Não é por acaso a maratona que realiza pelo interior do Estado. Quem viver verá...

Combustível – A farra nos preços dos combustíveis em Rondônia, com ênfase em Porto Velho, onde a cartelização é uma triste realidade, poderá ter um fim com a intervenção, necessária, oportuna, do Ministério Público (MP) estadual, que instaurou procedimento investigatório preliminar para acompanhar as constantes altas nos preços de os derivados de petróleo na Capital. A promotora Daniela Nicolai de Oliveira Lima, da Promotoria da Defesa do Consumidor da capital é quem está à frente dos trabalhos e já teria realizado reunião com a direção do Sindicatos dos Postos Revendedores em busca de solução para o problema. Pesquisa realiza de 22 a 28 de dezembro apontou, que Rondônia tem o preço médio da gasolina como o segundo mais caro do País.

Combustíveis II – Os preços dos combustíveis (gasolina, diesel e etanol) não podem ser tabelados, justamente para estimular a concorrência, mas em Rondônia a cartelização é explícita, principalmente em Porto Velho. No interior do Estado é possível comprar gasolina e diesel, que são oriundos da destilaria de Manaus e transportados para Rondônia e Acre via Rio Madeira a preços inferiores ao da capital, que são comercializados com diferenças de centavos. Como é possível em Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, por exemplo, que dependem do transporte terrestre de o porto de Porto Velho (mais de 300 quilômetros) comercializarem gasolina e diesel com preços inferiores ao da capital? Temos certeza que a intervenção do MP com a promotora Daniela Lima deverá solucionar o problema e cada posto distribuidor revender os combustíveis a preços competitivos com a prática da livre concorrência.

Procon – Na maioria de os Estados o Procon organismo de defesa do consumidor atua com eficiência. Esta semana foi realizada operação em postos de combustíveis no Rio de Janeiro, onde a equipe do Procon encontrou irregularidades em mais de uma dezena de estabelecimentos revendedores de combustíveis. Foram constatadas bombas defeituosas, com até 1,5 litro a menos que o solicitado e pago pelos consumidores. Há tempo não se tem informações sobre ações do Procon nos revendedores de combustíveis e outros ramos de negócios em Rondônia. Lamentável, pois afinal de contas, o órgão é um instrumento de defesa do consumidor e tem que estar permanentemente na luta peloss direitos do povo. Que o exemplo do MP-RO incentive o pessoal do Procon a tirar o traseiro das suas confortáveis poltronas em salas com ares-condicionados e sair a campo. Deixar a burocracia e partir para o trabalho prático.

Respigo
A violência teve em Porto Velho com ações de facções criminosas tiveram continuidade na noite/madrugada de ontem. Pessoas foram mortas e outras baleadas na Zona Leste da Capital com pessoas mortas (duas) e várias baleadas +++ Em Guajará-Mirim tentaram atear fogo em um carro da prefeitura. Mas não conseguiram +++ O Ministério Público (MP) de Rondônia tem um novo Procurador Geral. O Promotor de Justiça Alexandre Jesus de Queiroz Santiago foi eleito com 96% dos votos (candidato único) para o biênio 2025/27 +++ O transporte coletivo urbano em Porto Velho foi retomado hoje (16) mas com a frota reduzida devido aos ataques de facções criminosas, que atearam fogo em vários ônibus. A preocupação é grande com a violência dos últimos dias na capital +++ Duas pessoas suspeitas trocaram tiros com a polícia e foram mortas na Zona Rural de Porto Velho. A troca de tiros ocorreu durante abordagem da PM +++ Mato Grosso e Acre enviaram helicópteros e equipes das polícias para ajudar no combate ao crime organizado em Rondônia. O Mato Grosso mantém um forte e permanente programa denominado “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, que funciona muito bem.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica