Ações de educação e fiscalização são intensificadas pelo governo do estado e sinistros reduzem em Rondônia

Ações de educação e fiscalização são intensificadas pelo governo do estado e sinistros reduzem em Rondônia


Atividades de fiscalização foram intensificadas para garantir a segurança viária.

Cacoal, RO - O avanço das ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem proporcionado resultados positivos com relação à redução no número de sinistros com vítimas não fatal. Dados da Coordenação de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest), mostram que em 2024, a queda foi de mais de 11%.

O levantamento feito pelo Detran-RO revela que, em 2023, 14.633 sinistros com vítimas não fatal foram registrados em todo o estado. No mesmo período do ano passado, o número chegou a 12.937. Os dados são de janeiro a outubro dos respectivos anos.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves reforça que esse trabalho de conscientização onde o condutor é educado a transitar com prudência e de fiscalização, onde executa a legislação, é fundamental para continuar reduzindo esses números.


Educação de trânsito também intensificou suas atividades, a fim de reduzir sinistros

Em 2024, as ações de educação e fiscalização foram intensificadas pelo governo de Rondônia por meio do Detran-RO. O trabalho, segundo o diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, é para garantir a redução de sinistros e salvar vidas. “Nossa missão aqui é minimizar ao máximo os sinistros e proporcionar um trânsito mais leve e harmônico. Queremos que as pessoas se desloquem aos seus destinos e retornem em segurança”.

A redução no número de sinistros com vítimas não fatal é ainda mais acentuada no município de Cacoal. A capital do café registrou uma queda de 25,8% neste cenário, passando de 1.148 ocorrências em 2023 para 852 em 2024. Os dados também são de janeiro até outubro dos respectivos anos.

Para o diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Brenno Victor, o comparativo com as estatísticas demonstra que a atuação das equipes do Detran-RO têm contribuído para a missão da gestão: salvar vidas. “Nós intensificamos a fiscalização, pois assim tiramos das ruas condutores sem habilitação, sob efeito de álcool, entre outras infrações. Queremos um trânsito mais seguro para todos”, frisou.

A motorista Maria Pereira, que foi abordada em uma das ações de fiscalização, agradeceu a atividade do Detran-RO e avaliou o trabalho como positivo. “Eu gostei muito dessa fiscalização, porque assim, a gente se sente mais seguro, pois as pessoas passam a respeitar mais. É muito bom esse trabalho, parabéns.”

Ainda em Cacoal, a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) realizou 50 ações de fiscalização no município em 2024. As atividades realizadas foram: operação “Lei Seca”, “Corta Giro”, “Duas Rodas Uma só Vida”, “Controle de Tráfego, Apoio Logístico e Operacional”.