Reuniões extraordinárias na Assembleia, vários nomes para governador do Estado e Senado em 2026, Botafogo campeão brasileiro com méritos

Reuniões extraordinárias na Assembleia, vários nomes para governador do Estado e Senado em 2026, Botafogo campeão brasileiro com méritos


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Deputados – Hoje temos sessão extraordinária da Assembleia Legislativa a partir das 14h. na pauta veto total a projeto de lei e outras atividades legislativas. Na terça-feira (10), a sessão ordinária das 15h está cancelada, mas a sessão ordinária de quarta-feira (9h) foi cancelada e convocada extraordinária para o mesmo dia, mas às 14h, para deliberar sobre questões em condições regimentais. A semana promete muito trabalho, mas na noite de hoje (9) será inaugurada às 19h uma iluminação-decoração alusiva ao Natal da Ale-RO, pelo presidente Marcelo Cruz (PRTB-PVH) com uma série de atividades artísticas e culturais com apresentação do coral do Legislativo Estadual, e ações, logicamente políticas.

Eleições 2026 – Nas eleições gerais (presidente da República, governadores e todos os vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2026 nomes devemos considerar “de peso” na política regional. Os cargos de governador e as duas vagas ao Senado têm pretendentes há tempo identificados com os candidatos. As duas vagas no Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL) têm no mínimo dois adversários de identificações comprovadas com o eleitorado: Sílvia Cristina (PL), deputada federal e o governador Marcos Rocha (União), que está ano segundo mandato consecutivo e pretende disputar o Senado. Há quem aposta, que serão parceiros e que disputarão as eleições compondo uma dobradinha.

Senado 2026 II – Pessoas próximas a Confúcio garantem, que ele não disputará a reeleição, talvez a Câmara Federal. Marcos Rogério, que preside o PL no Estado, concorreu a governador em 2022, foi para o segundo turno e, mesmo sendo considerado favorito foi derrotado por Rocha. A informação é que tentei novamente a carga do governador. Correndo por fora temos dois nomes expressivos, que foram fora das últimas eleições por força de Lei, porque, estavam (e estão) inelegíveis: Ivo Cassol, ex (prefeito, governador e senador) e Acir Gurgacz, ex (prefeito e senador), presidentes regionais do PP e PDT, respectivamente. Caso ambos consigam a elegibilidade, até as eleições de 2026, serão candidatos. Ivo com certeza o governador. Já Acir sempre teve em seu projeto político se eleger governador, mas não conseguiu. Caso concorra, não importa a carga terá adversários considerados “de peso político” pela frente, mas é um nome que tem votos.

Campeão – Méritos para o Botafogo, que faturou o título do Brasileirão deste ano jogando um futebol dos bons tempos da Seleção Canarinho. Hoje temos três vezes que jogam para frente em busca do gol e não como o meu Palmeiras, que joga para não perder, não para ganhar, por isso, ficou em segundo. Destaques também para Flamengo e Internacional, que apresentaram um futebol bem ao estilo brasileiro com toque de bola sempre em busca do gol adversário. Flamengo e Inter só não chegaram a disputar o título diretamente com o Fogão, porque trocaram de técnicos muito tarde. O Tite conseguiu “segurar” o Mengão com um futebol covarde, tipo do praticado pelo Verdão, que já deu certo, hoje não mais. E o Colorado dos Pampas, que contratou tardiamente Roger Machado. Mas o Botafogo realmente mereceu o título. Méritos também para o treinador português, Artur Jorge. Ele declarou que a melhor defesa é o ataque. Na decisão da Libertadores o Botafogo, em novembro, jogando fora de casa com o Atlético Mineiro venceu (0x1), mesmo com dez jogadores desde os 36 segundos de jogo, após a expulsão de Gregore.

Cacoal – Dois projetos de lei aprovados na Câmara de Vereadores de Cacoal criando 1/3 de férias dos vereadores e aumento salarial provocaram polêmicas. O vice-prefeito eleito, Pablo de Castro Chaves, que é advogado, alertou sobre a inconstitucionalidade dos projetos, inclusive a possibilidade de serem aplicadas a Lei de Improbidade Administrativa. Os dois projetos aprovados, transformados em lei, segundo Pablo serão barrados pela Justiça. Não é preciso muito exercício mental sobre a ilegalidade da aprovação dos projetos, pois foi em ano eleitoral, portanto, ilegal. No mínimo, se os favorecidos já receberam os valores terão que devolver o excedente.

Respiração
O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Raduan Miguel Filho, receberá os profissionais de Imprensa para um Café da Manhã, terça-feira (10), a partir das 9h. Na oportunidade Raduan Filho destacará o trabalho dos profissionais da Imprensa pela enorme contribuição ao divulgar informações transmitidas do TJ. +++ Os jornalistas do Estado se reuniram no sábado (7) na sede da OAB-RO em Porto Velho, para a tradicional (12ª) confraternização de final de ano. Como ocorre nas graças, a organização do colega Yale Dantas com apoio dos demais colegas, merece todos os elogios possíveis, por isso, parabéns, parabéns, parabéns +++ Os servidores do gabinete do deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), no mesmo dia foram reunidos em uma chácara na saída de Porto Velho para Candeias do Jamari. A chefe de gabinete do deputado Irma Fogaça também deu show, junto com os colegas de trabalho de organização, dedicação e liderança +++ O vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça (PSD), reeleito para o terceiro mandato, recebido do Instituto Phoenix, o prêmio de Empreendedor Notável 2024, após votação de moradores da Zona Leste da Capital. O diretor do Phoenix, Juvenil Coelho entregou o prêmio em solenidade na Casa de Eventos Tarumã, ao vereador e também a outras personalidades que foram destacadas pelos moradores +++ O prefeito-eleito de Porto Velho Leo Moraes, a vice Magna dos Anjos, ambos do Podemos e os vereadores, reeleitos e eleitos serão diplomados na quinta-feira (12), às 17h, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A solenidade será no auditório da Faculdade São Lucas, antiga Ulbra, para um número restrito de convidados.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica