Casas às famílias carentes a custo zero, serviço de inteligência do governador demonstra eficiência, confraternização dos jornalistas no sábado

Casas às famílias carentes a custo zero, serviço de inteligência do governador demonstra eficiência, confraternização dos jornalistas no sábado


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Cacoal, RO - Inteligência – Muitos questionamentos sobre o pronunciamento do governador Marcos Rocha (União) à equipe de governo, que foi divulgada no início da última semana, onde ele cobrava da sua equipe o máximo de seriedade no trato da coisa pública. Alertou secretários, superintendentes, diretores, assessores diretos para que “não se envolvam em corrupção”. “Não aceite propostas indecentes”. “Não autorizo a usar o meu nome”. “Não se vendam”. Também falou para que “não se envolvam em coisas erradas”, indiferente da função que exerça no governo, “porque cada um tem o seu CPF”. Se alguém disser que ‘”foi o governador que mandou é mentira, porque não autorizo nenhum secretário, assessor, a fazer coisas erradas”. São algumas frases pinçadas do discurso de Rocha na reunião com sua equipe.

Inteligência II – O que muito se comentou foi o fato de praticamente uma semana antes de a Operação Dionísio, realizada pelo Ministério Público (MP) estadual e Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção, (GAEC), com apoio do Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX)., Rocha falar duro com sua equipe alertando sobre corrupção. Questionam que, pelo pronunciamento de Rocha, ele teria conhecimento da operação, por isso o “puxão de orelhas” na equipe. Acreditamos que Rocha, realmente, tenha sido comunicado sobre a ação do MP na Sejucel (Secretaria de Estado da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer), para investigar denúncias de corrupção. É importante destacar, que governadores e presidentes de Assembleias de Legislativas têm suas equipes de inteligência compostas de pessoas qualificadas para investigar e informa-los. Se Rocha foi informado da ação, não há nenhum mistério, prova que sua equipe é eficiente e antenada.

Energia – A longa estiagem deste ano provocou inúmeros problemas na região Norte, inclusive na distribuição de energia elétrica por duas das mais importantes usinas hidrelétricas do planeta, as de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Porto Velho. Em 11 de outubro último, o Madeira chegou ao nível de 19 centímetros, o menor desde 1967. Na sexta-feira (29) o nível subiu a 5,50 metros, ainda abaixo do nível médio, de 6,16 metros e, desde a quarta-feira (27) Jirau e Santo Antônio já operam com 50% de suas turbinas. Como o nível do Madeira continua subindo, pois chove nas cabeceiras provavelmente na próxima semana deverá chegar ao nível normal, acima dos 6,16 metros. A maior parte da energia elétrica de Jirau e Santo Antônio é destinada para o Centro-Sul do País, via Araraquara, no interior de São Paulo.

Casas – Trabalho dos mais significativos do Governo de Goiás, que poderia ser aplicado em Rondônia, Estado em fase de crescimento e com futuro dos mais promissores pela frente. O programa Goiás Social, atende 15 municípios com 530 casas e tem o comando de a primeira dama do Estado, Gracinha Caiado, de combate permanente à pobreza com entrega de casa à faixa zero, ou seja, sem custo para o beneficiário, pois são famílias que realmente precisam ter a casa própria, “sem pagar nada”, argumenta Gracinha. Para a família ter acesso ao programa a renda familiar não pode ultrapassar a um salário mínimo, não possuir imóvel, ter no mínimo três anos de vínculo com o município e estar atualizada no CadÚnico de o Governo federal. A meta é superar a 4 mil unidades em 2025, e ultrapassar a 10 mil até o final de 2026.

Jornalistas – Os profissionais de comunicação de Rondônia (repórteres, cinegrafistas, editores e demais profissionais da área), cerca de 400, participando da confraternização solidária no sábado (7), no Clube dos Advogados de Porto Velho, a partir das 10h. É a 12ª edição do evento organizado pela dedicada colega Yale Dantas e outros abnegados, que trabalham o ano todo para que a festa seja o sucesso de sempre. Será servida a tradicional feijoada ao som do Silvinho Santos e, em seguida o DJ Kaú Gomes. Tudo regado a refrigerantes Dyddyo e chopp Coronel Church. A organização solicita, que cada profissional doe 2 quilos de alimentos, que serão distribuídos a famílias carentes, inclusive profissionais de área, que estejam passando por dificuldades financeiras. Haverá durante a confraternização bingo com inúmeros brindes aos participantes.

Respigo
O sucesso do evento dos jornalistas é possível graças ao apoio de inúmeros colaboradores como a deputada estadual Yeda Chaves (União-PVH), que garantiu todos os ingredientes para a feijoada, Toca do Coelho, Fecomércio, Dullin Sorvetes, OAB Rondônia, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Chopp Coronel Church, Dydyo Refrigerantes, Energético Ou+, Águas Kaiary. A relação continua com Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), presidente da ALE deputado Marcelo Cruz (PRTB-PVH), deputado estadual Dr. Luiz do Hospital (MDB-Jaru), Grupo Rovema, superintendente de Comunicação do Governo de Rondônia, Rosangela Silva; secretário da Seagri e jornalista Luiz Paulo, deputada federal Silvia Cristina (PL), os senadores Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL), vereador Everaldo Fogaça (PSD) e vereador-eleito Devanildo Santana (PRD), ambos de Porto Velho, e os sites de notícias News Rondônia e Gazeta Rondônia +++ Impressionante a conquista da Libertadores pelo Botafogo, que venceu o Atlético Mineiro, mesmo jogando com um jogador a menos desde o primeiro minuto de jogo. Hoje, Botafogo, Internacional e Flamengo praticam um futebol vistoso e objetivo, o verdadeiro futebol brasileiro.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica