A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.
Cacoal, RO - Marcelina – A diretora da Casa de Saúde Santa Marcelina, Lina Maria Ambiel e o médico Diego Antônio estiveram com o deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), esta semana, para tratar de liberação de recursos, através de emenda parlamentar para a unidade de saúde. Foi solicitado a liberação de emenda no valor de R$ 350 mil, para que o Santa Marcelina possa adquirir um aparelho complexo de grande importância para a realização de operações oftálmicas de córneas e microcirurgias, o Microscópio cirúrgico. O Santa Marcelina, segundo a Irmã Lina, realiza cerca de 750 cirurgias do gênero/dia e, 96% delas pelo SUS. O deputado Jean Mendonça firmou compromisso em liberar a emenda para que o Santa Marcelina possa adquirir o equipamento, “e oferecer um serviço, ainda mais eficiente do que já é prestado para a comunidade”. A emenda deverá ser liberada nos próximos dias.
Banda – O Carnaval, ainda, está distante, mas a Banda do Vai Quem Quer, maior bloco carnavalesco na Região Norte tem programação para o próximo final de semana em Porto Velho. A BVQQ do saudoso Manoel (Manelão) Mendonça, realizará a 1ª Mostra Cultural no sábado (9) e domingo na Praça Aluízio Ferreira, sempre a partir das 19h com apoio da prefeitura. O evento é gratuito e terá apresentação da Banda e o folião poderá participar, gratuitamente da folia como se fosse um “aperitivo” do Carnaval do próximo ano. Segundo a presidente da BVQQ Siça Andrade, o evento apresentará parte do acervo do Museu da BVQQ contando um pouco dos 40 anos de história do bloco inclusive com participação dos bonecos gigantes e das marchinhas. ”Nossa ideia é levar todo o acervo da Banda pra rua, para o engrandecimento da nossa cultura carnavalesca”, disse Siça. Estarão disponíveis abadás da Banda de carnavais anteriores e, os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível.
Boi-bumbá – Guajará-Mirim se prepara para a realização do Duelo da Fronteira, tradicional festival folclórico de Rondônia que ocorrerá no período de 15 a 18 deste mês, quando estarão se defrontando os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo no Bumbódromo Márcio Menacho. Antes serão realizados os ensaios técnicos nos dias 13 e 14, no local do evento, que serão os últimos preparativos para a tradicional festa folclórica de Rondônia. Durante este período os brincantes das duas agremiações ajustam coreografias, disposição de arena e demais elementos necessários para o alinhamento técnico e artístico das apresentações. A expectativa é de as redes hoteleiras e gastronômicas lotadas e enorme movimentação no comércio local durante os dias de festa.
Celular – O mundo avançado de hoje, com a tecnologia a cada dia ganhando mais espaços junto à população fica progressivamente depende do celular. O Detran-RO constatou inúmeras irregularidades praticadas no trânsito estadual em razão do uso indevido do celular. Foram registradas infrações por dirigir veículo manuseando celular (994), segurando celular (773), utilizando o celular (538) durante o ano de 2023. ““O uso do celular enquanto dirige é extremamente perigoso. Mesmo por 1 ou 2 segundos, já é suficiente para interferir na capacidade de percepção e visão periférica e, também, na capacidade de reação do condutor”, diz Isac Barbosa, especialista em trânsito. O Detran trabalha na orientação, segundo o diretor geral, Sandro Rocha. “Ações educativas e de fiscalização são nossas metodologias para baixar o número de sinistros de trânsito em Rondônia. O objetivo principal não é multar, mas sim preservar a vida dos condutores”, afirma.
Parcerias – Correta a ação do prefeito-eleito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos) em ir a Brasília manter contatos com a cúpula do Governo Federal em parlamentares (senadores e deputados). Leo foi deputado federal e conhece muito bem os caminhos tortuosos d apolítica na capital federal. Isso demonstra que ir[a administrar com parcerias e, a princípio abrindo espaços para todos os políticos federais, não importando a sigla partidária. Porto Velho é um município muito difícil de administrar e um dos seus maiores problemas, o saneamento básico, que praticamente inexiste precisa ser priorizado. Sabemos das dificuldades, inclusive de acesso aos recursos do Governo Federal, mas as emendas parlamentares federais são generosas e importantes para o futuro de Porto Velho. Vamos a Brasília...
Respigo
É grande a movimentação nos bastidores da política em Porto Velho com relação a eleição da Mesa Diretora, da câmara de vereadores. Apesar de a mobilização intensa, ainda, não se tem um nome já definido para ocupar o importante cargo +++ Há quem aposte, que será um novato, mas com experiência com o parente que praticamente garantiu a sua eleição a vereador. Mas acreditamos que, por enquanto, apesar de dizer que não terá influência na eleição entre os vereadores, o futuro presidente será escolhido com aval do prefeito-eleito +++ Outro assunto ventilado assiduamente é relacionado ao futuro secretário de Saúde de Porto Velho. A matéria já foi especulada pela coluna RD e um nome que estaria na ponta da tabela seria do médico Luiz Ferrari. Quem viver verá...
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica