O governo de Rondônia reforça a contratação de aeronaves especializadas no combate aos incêndios florestais.
Cacoal, RO - Nesta semana, o governo de Rondônia intensificou as ações no combate aos incêndios florestais, bem como medidas contra a crise hídrica. Dois aviões Air Tractor reforçam o combate aos incêndios reforçando a Operação Temporã, desenvolvida pelo governo do Estado. Palestras em escolas do estado são realizadas para conscientizar os estudantes sobre a crise hídrica. Confira esses e outros destaques das ações realizadas pelo governo de Rondônia nesta primeira semana de outubro.
ATUAÇÃO ESTRATÉGICA
O governo de Rondônia garantiu a liberação de R$ 12.339.000 junto ao governo federal para reforçar o combate aos incêndios florestais no estado. A solicitação foi feita diretamente ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, após a apresentação de um relatório detalhado sobre a situação dos incêndios florestais, em sua maioria criminosos. Os recursos serão destinados à contratação de aeronaves especializadas no combate a incêndios em áreas de difícil acesso, essenciais neste período crítico de estiagem.
Matéria na íntegraREFORÇO AÉREO
Operações com as aeronaves ocorrem em áreas de incêndio
Dois aviões Air Tractor foram contratados pelo governo de Rondônia para combate aos incêndios florestais no estado. As aeronaves, com capacidade de 2 mil litros d’água e até quatro combates por hora, atuarão nas regiões mais afetadas, identificadas em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). As operações ocorrem no Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
Matéria na íntegraAÇÃO COORDENADA
Com objetivo de identificar as necessidades de populações vulneráveis e elaborar planos de contingência para enfrentar a estiagem, e garantir assistência necessária para promover uma resposta eficaz às adversidades ambientais, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), participou de uma visita técnica em Ji-Paraná na quinta-feira (26), junto à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), para fortalecer ações de saúde externa às comunidades indígenas afetadas por incêndios florestais e pela crise hídrica.
Matéria na íntegraPRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Conscientização ambiental durante Festival de Praia
O governo de Rondônia promoveu ações de conscientização ambiental durante o Festival de Praia de Costa Marques, realizado de 26 a 29 de setembro, na Praia de Curralinho. A iniciativa buscou sensibilizar a população e os turistas sobre a preservação ambiental, abordando temas como a prevenção de incêndios florestais. As atividades foram organizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio das Coordenadorias de Educação Ambiental (Ceam) e de Unidades de Conservação (CUC).
Matéria na íntegraINVESTIMENTO
O Centro Integrado de Proteção Ambiental da Amazônia Legal avança em sua implementação, promovida pelo governo de Rondônia, discutindo detalhes finais, em uma reunião que ocorreu em Brasília. O Centro, que será construído em Porto Velho, visa fortalecer o monitoramento e a proteção da Amazônia Legal, abrangendo vários estados da região. A iniciativa é estratégica para combater crimes ambientais, como desmatamento e exploração ilegal de recursos, além de garantir a segurança das comunidades locais.
Matéria na íntegraMEIO AMBIENTE
Técnicos da Sedam orientam sobre preservação ambiental
Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a crise hídrica e a importância da preservação ambiental, o governo de Rondônia está realizando uma série de palestras nas escolas da zona Rural de Machadinho d’Oeste e seus distritos. A programação, que ocorre entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, aborda temas relacionados ao meio ambiente, como o uso sustentável dos recursos hídricos.
Matéria na íntegraAÇÕES EDUCATIVAS
Para conscientizar estudantes sobre temas como incêndios florestais, recursos hídricos e resíduos sólidos, ações educativas estão sendo realizadas entre os dias 1º e 4 de outubro, em escolas estaduais de Cujubim, Alto Paraíso, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari. Organizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), essas atividades buscam sensibilizar os jovens para preservação ambiental. A iniciativa espera gerar mudanças significativas no comportamento dos alunos, incentivando atitudes mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
Matéria na íntegraATIVIDADE DE RISCO
Com o intuito de garantir segurança e evitar riscos à vida, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e fiscais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou uma fiscalização na margem direita do Rio Madeira, em Porto Velho. A presença de pescadores na área, onde estão instalados flutuantes para captação de água, tem preocupado autoridades e comunidade, pois, além de prejudicar a fauna aquática, representa um grave risco à segurança dos pescadores.
Matéria na íntegraCRISE HÍDRICA
Operações portuárias em Porto Velho
A diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) está realizando visitas a empresas de transporte de cargas pelo Rio Madeira para identificar dificuldades enfrentadas pelos operadores e armadores portuários, especialmente diante da crise hídrica. Iniciadas em 24 de setembro, as reuniões destacam problemas como a ineficácia das dragagens realizadas em 2024, evidenciando a necessidade de soluções mais eficientes para melhorar a navegação e o transporte de cargas na região.
Matéria na íntegraAÇÕES INTEGRADAS
O governo do estado está intensificando sua atuação em conjunto com diversas instituições de segurança pública para proteger eleitores, autoridades e o próprio processo democrático através da “Operação Eleições 2024”, o objetivo é garantir que o pleito ocorra de forma segura, pacífica e organizada.
Fonte: Texto: Governo de Rondônia Fotos: Governo de Rondônia Secom - Governo de Rondônia