Resumo de como poderá ser composta a câmara de Porto Velho, comercialização da Expopib já ultrapassa 40 milhões, entidades cobram transporte aéreo

Resumo de como poderá ser composta a câmara de Porto Velho, comercialização da Expopib já ultrapassa 40 milhões, entidades cobram transporte aéreo


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Cacoal, RO - Vereadores – O número de cadeiras na Câmara Municipal de Porto Velho será ampliado, após as eleições de outubro, que também elegera prefeito e vice, além de vereadores. Um experiente político, que inclusive já enfrentou as urnas em Porto Velho, foi muito bem votado, mas não se elegeu ao Parlamento Mirim fez umas contas e profetizou, mas garante que está embasado em dados reais sobre o provável número de vereadores que os partidos elegerão nas eleições de o próximo mês. Dentre as siglas partidárias, na primeira distribuição de vagas, duas siglas se destacarão das demais e elegerão, cada uma, três vereadores. O parlamento Mirim também terá duas cadeiras a mais, passando de 21 para 23 a partir de 2025.

Vereadores II – O União Brasil e o Republicanos têm previsão de que conseguirão, cada um, três cadeiras. O Republicanos com chances de eleger mais um. O PL e o PSDB com duas cada, ambos com chances de mais uma na somatória geral dos votos e distribuição das vagas. Garantindo uma vaga, mas com possibilidades de duas, estariam o, PRTB e o PSD. Com uma vaga Podemos, PT, MDB, PDT, Avante e Agir. Como estamos em fase de campanha política, inúmeras especulações são feitas em torno dos candidatos a vereador na capital, por isso, arriscamos uma perspectiva, com ajuda de um especialista, que pediu sigilo. Ele garantiu que acertar 100% é impossível, mas que hoje, o quadro real é esse.

Expopib – O presidente da Associação Rural de Pimenta Bueno, Cleyson Aparecido Coutinho de Castro, organizador da Exposição Agrotecnológica de Pimenta Bueno-Expopib, feliz com a realização da mostra, que esteve paralisada desde 2022 devido a covid19. A comercialização, ainda, não foi encerrada e já ultrapassava a R$ 41 milhões e deverá crescer nos próximos dias, porque, muitos negócios estão pendentes, devem ser consolidados nos próximos dias. O público também prestigiou de forma coletiva. Durante os cinco dias de Expobip passaram pelo parque mais de 37 mil pessoas. Méritos para a organização do evento, que também teve o apoio do deputado estadual Jean Mendonça (PL), que liberou emenda parlamentar de R$ 750 mil.

Cacoal – Graças à intervenção do deputado estadual Cirone Deiró (UB-Cacoal), o Departamento de Estradas de Rodagem-DER estará pavimentando trecho da RO 383 (mais conhecida como Linha E), na ligação rodoviária de Cacoal a Espigão do Oeste. O projeto de pavimentação já havia sido aprovado há meses, após reunião de Cirone com o diretor do DER, Eder Fernandes e de moradores da região que será beneficiada. A pavimentação favorecerá o escoamento da produção dentre outros benefícios. A princípio serão pavimentados 5 quilômetros. Antes da pavimentação asfáltica, ocorrerá o microrevestimento “um trabalho de qualidade, que posteriormente servirá de base para o asfalto”, argumentou o deputado.

Aviação - Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE); a Defensoria Pública da União (DPU) e o Instituto Escudo Coletivo ingressaram no Poder Judiciário Federal com ação civil pública, com pedido de liminar cobrando as empresas aéreas (Azul, Gol e Latam), a ANAC e a concessionária que opera o aeroporto Jorge Teixeira, de Porto Velho cobrando uma melhor prestação de serviços do transporte aéreo, inclusive tarifas mais acessíveis, retomada dos voos suspensos em 2023. Azul, Gol e TAM têm violado os direitos dos consumidores com práticas abusivas como a suspensão abrupta de rotas com destino a Porto Velho, situação que se agravou a partir de 2023 e gerou insegurança jurídica. O preço tarifário elevado dos voos também motivou a ação das entidades. É oportuna a ação civil pública, já que os vereadores da capital constituíram Comissão Especial de Inquérito (CEI) e nada se resolveu.

Respigo
Não choveu em Porto Velho, infelizmente, mas hoje (11) a fumaça das queimadas criminosas na capital e no interior deu uma trégua. Já era possível enxergar o Rio Madeira, de lugares mais elevados, situação que era impossível nas últimas semanas +++ No próximo dia 26 o ex-presidente Jari Bolsonaro (PL), estará em Rondônia para dar sustentação a candidatos a prefeito do seu partido. Em Porto Velho a ex-deputada federal e ex-vereadora, Mariana Carvalho, e em Ji-Paraná (dia 25) o ex-vereador e deputado estadual Affonso Cândido +++ Nos últimos 30 dias foram cancelados mais de 40 voos em Porto Velho devido ao excesso de fumaça. Quem depende do transporte aéreo em Rondônia, que custa os “olhos da cara”, paga um preço absurdo e não sabe quando poderá viajar +++ E a Seleção Brasileira, mais uma vez, deu vexame. Perdeu para o Paraguai (0x1) na noite de terça-feira (10) jogando um futebol abaixo da crítica +++ Lamentável, que a nossa seleção canarinho, que já deu o penta para o Brasil seja “convocada” por empresários. Quem determina quem deve ou não integrar a seleção são os apaniguados pelos empresários que ganham fortunas.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica