Detran realiza campanha de conscientização em Porto Velho, Bolsonaro hoje em Ji-Paraná, etanol, biodiesel, diesel verde os combustíveis do futuro

Detran realiza campanha de conscientização em Porto Velho, Bolsonaro hoje em Ji-Paraná, etanol, biodiesel, diesel verde os combustíveis do futuro


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Trânsito – Porto Velho tem um dos trânsitos mais difíceis do Brasil. O número elevado de motocicletas (cerca de 92 mil) ajuda a complicar o confuso, violento, perigoso, pouco sinalizado e pessimamente fiscalizado. O trânsito da capital de Rondônia é difícil nos horários de pico (manhã, almoço e à tarde) devido à pressa, ao excesso de velocidade e à ignorância dos semáforos limitados para o excesso de acidentes, a maior parte envolvida com motocicletas. O Detran-RO iniciou no dia 18 e encerra hoje (25) a Semana Nacional do Trânsito (SNT) intensificando o trabalho educativo para prevenir sinistros devido a falha humana. Ações em escolas e empresas, como as campanhas “Álcool X Direção” e “Vai de Boa” com voluntários da Escola de Trânsito (EPTran) foram realizadas na capital e no interior do Estado.

Trânsito – A campanha também é composta de palestras, teatros educativos em escolas públicas e privadas a aulas do ensino infantil ao médio com mensagens abordando comportamentos seguros no trânsito. O álcool, que afeta o organismo provocando lentidão nos reflexos, perda de progressão motora e aumento do tempo de ocorrência em situação de risco é um dos temas da campanha. Locais públicos como bares, restaurantes foram visitados pelos membros da campanha alertando sobre os efeitos do álcool. Quem está em grupo, que a direção do veículo seja entregue a quem não tomou bebida alcoólica. Um dos temas da campanha “A Chave para Chegar bem é passar a Chave para quem não bebeu” é fundamental. O diretor do Detran-RO, Sandro Rocha, deve intensificar a fiscalização nos semáforos e ruas e avenidas de maior movimento. A presença física já ajuda muito a conter o ímpeto dos efeitos e irresponsáveis ​​no trânsito.

Combustível – O Brasil, sai na frente pelo seu pioneirismo em combustíveis alternativos como o etanol, o biodiesel, o diesel verde e a aviação sustentável. E poderá ser fundamental para o futuro da economia global com a criação de um marco regulatório para os desafios de combustíveis do amanhã. Para isso é necessária a aprovação de uma nova legislação sobre os combustíveis do futuro. O agronegócio estaria sendo convocado para alavancar uma revolução da economia sustentável. No último dia 11 foi aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei 528/2020 que não está protegido pela sanção presidencial para mudar a Lei. A aprovação da nova legislação sobre os ´combustíveis do futuro´ será fundamental para organizar o setor (combustíveis e transporte) proporcionando segurança jurídica e garantindo a expansão das “cadeias produtivas”. O biodiesel e o etanol já são realidade no Brasil, há tempo, mas deveria ser muito mais bem explorado.

Vereador – A disputa pelas cadeiras na Câmara Municipal de Porto Velho está sendo das mais acirradas. Hoje são 21 representantes, mas a partir do próximo ano teremos mais dois vereadores aumentando o efetivo para 23. A maioria dos nobres pares com mandato, concorrem à reeleição. Só encontrei alguns que são inelegíveis por vários motivos. A expectativa é que tenhamos uma renovação significativa na composição do novo Parlamento Mirim a partir do próximo ano, mas alguns vereadores estão sendo apontados como reeleitos, como é o caso do jornalista Everaldo Fogaça (Republicanos), que busca a reeleição com muitas chances de sucesso , pois tem uma expressiva folha de bons serviços prestados à comunidade nas áreas sociais, esportivas, educacionais. Nos bastidores da política ele é classificado como reeleito.

Bolsonaro – O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) inicia hoje (25), sua visita a Rondônia por Ji-Paraná, onde se reunirá com lideranças regionais e hipotecará apoio ao deputado estadual e ao candidato a prefeito, Affonso Cândido ( P.L.). A missão de Affonso é das mais difíceis, pois tem pela frente o prefeito Isaú Fonseca (UB), político populista e bastante identificado com a maioria da população mais simples. Após a passagem de Bolsonaro, será possível saber se ele teve ou não influência no eleitorado do município, maior do Estado, em cerca de 100 mil eleitores, a favor do deputado Affonso Cândido. Na quinta-feira Bolsonaro estará em Porto Velho, onde participará de ampla programação com a candidata da prefeita, Mariana Carvalho (UB), em concentração marcada para Avenida Santos Dumont, próximo do Espaço Alternativo.

O Respigo
Clima continua judiando a população de Porto Velho. Temperatura em torno de 34 graus com sensação térmica de 37 graus e o mais preocupante: umidade de 35% +++ Dois jogos da maior importância na noite de hoje (25) pelo Campeonato Brasileiro. Às 18h Atlético Mineiro e Fluminense, em Minas Gerais +++ Às 20h30 no Morumbis jogam São Paulo e Botafogo. O Botafogo liderou o campeonato com três pontos à frente do Palmeiras +++ Já é possível notar maior presença de candidatos à sucessão municipal em Porto Velho com as muitas formiguinhas portando bandeirinhas nos semáforos. Isso demonstra que a campanha entra na reta final e os candidatos correm em busca dos votos +++ As inscrições ocorrem desde as primeiras horas da manhã não apenas nos principais destaques, mas também nas Zonas Leste e Sul que concentram maior número de concorrentes. Faltam 11 dias para as eleições legislativas (prefeito, vice e vereador).


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica