Três na disputa pela Prefeitura de Vilhena, Carta Aberta do agronegócio no Fórum de governadores, PL com candidatos em 31 dos 52 municípios de Rondônia

Três na disputa pela Prefeitura de Vilhena, Carta Aberta do agronegócio no Fórum de governadores, PL com candidatos em 31 dos 52 municípios de Rondônia


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Vereador – O deputado estadual Alan Queiroz (PSDB-PVH), vice-Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale) não disputará as ações municipais (prefeito, vice e vereador) deste ano, mas está integrado na campanha. Seu irmão, o vereador Júnior Queiroz (Podemos) é candidato à reeleição em Porto Velho e Alan será empenhado na campanha, que terá início, após o dia 15, quando serão encerrados os registros de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além de deslocamento-dentista Júnior é médico-anestesista e, além de atender a comunidade na sua função de vereador (fiscalizar atos do Executivo, apresentar projetos de leis, agendamento, proposições) também presta serviços na área social do município, inclusive em parceria com o irmão deputado na distribuição de calcário para produtores rurais.

PL – O partido é presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério, mas seu comando é dividido com o também senador, Jaime Bagattoli. É realmente um “partido”. Rondônia tem 52 municípios e o PL, segundo Rogério, tem candidatura majoritária em 31 deles e em onze candidatos a vice-prefeito, até o final dos registros das candidaturas na quinta-feira (15), na Justiça Eleitoral. Em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, o PL participa das eleições com a candidatura a vice de Mariana Carvalho (UB), numa aliança com o PL do pastor Valcenir Silva. O mandato de Marcos Rogério terminará em 2026 e ele não se manifestará, buscará a reeleição ou tentará, novamente, uma candidatura ao Governo do Estado, que disputou em 2022 e foi derrotado por Marcos Rocha (UB), que se reelegeu para um segundo mandato executivo..

Vilhena – Após as convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador em Vilhena, ficou definido que o município terá três nomes na disputa da sucessão municipal nas eleições de outubro próximo. O prefeito Flori Cordeiro (Podemos), irá para a reeleição, tendo como vice Aparecido Donadoni (PL), o Grupo Donadon com Raquel e o pastor Luiz Zimermann, ambos do PRD em chapa “puro sangue”, e o PT com Alan Souza e Márcia Regina Abreu a prefeito e vice, respectivamente. Flori foi eleito em 2022 em eleição suplementar, após a cassação de Eduardo Japonês e da vice, Patrícia da Glória, ambos do PV e mantém o vice (Donadoni) na busca da reeleição.

Economia – Durante a realização do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal realizado em Porto Velho nos dias 8 e 9, no Palácio Rio Madeira, foi entregue Carta Aberta elaborada em conjunto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Associação de Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja) e o Sistema Fecomércio, que abordam as principais dificuldades enfrentadas pela sociedade e setor produtivo nos municípios do Bioma Amazônia. O documento alerta sobre a necessidade de se buscar soluções para os problemas que afetam o agronegócio, o comércio, a indústria e a economia dos demais municípios. Na Carta o alerta sobre a regularização fundiária na região amazônica que está paralisada, a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) 5081/2023, embargos ambientais prolongados, a moratória da soja, o acordo da carne feito entre Ministério Público e empresas frigoríficas monopolísticas, a lei antidesmatamento europeia, a reforma tributária entre outros assuntos.

Visita – O jornalista Adair Perin, de Cacoal, um dos pioneiros da imprensa regional de Rondônia, com sua “Tribuna Popular” circulando semanalmente durante décadas, hoje também no site, tem muito a ver com a história de Cacoal. Nesta segunda-feira (12) Perin e os filhos Giliane, também jornalista, mas morando em Pimenta Bueno, e Tales serviram no gabinete do deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) para uma visita de cortesia, pois deputados e visitantes são da mesma região. Não houve contato com a Chefe de Gabinete Irma Fogaça, as eleições legislativas de outubro próximo foram o assunto principal. Saúde, educação, saneamento básico, estradas deveriam ser pautadas pela visita de cortesia de Perin e dos filhos Giliane e Tales.

Respigo
Após um jogo péssimo do Palmeiras contra o Flamengo, que venceu por 2x0, no jogo de volta pelas Oitavas de Final da Copa do Brasil (Palmeiras 1x0 Flamengo) e no agregado 2x1 Flamengo, os dois times, considerados os melhores do Brasil empataram ( 1x1) domingo (11) no Maracanã, pelo Brasileirão. E o mais importante: praticaram um bom futebol onde prevaleceu a opção por vencer e não o anti-futebol retrancado do primeiro jogo pela Copa do Brasil, quando o time do Palmeiras chutou uma bola a gol em toda a partida +++ Sexta-feira (9), sábado e domingo as madrugadas foram amenas em Porto Velho. Durante as madrugadas e início das manhãs os tacos registraram 18 graus +++ Para uma região onde a média é de 30 graus, 18 graus são considerados frios. Mas a partir da madrugada de hoje (12) tudo voltou à normalidade e os ares-condicionados, acionados, porque o equipamento em Rondônia, na casa, no carro, no trabalho não é luxo, mas necessidade +++ Correria entre os dirigentes partidários , para fechar as atas das convenções, que foram encerradas no dia 5. É que o prazo –final– para registro das candidaturas é quinta-feira (15).


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica