TRE e governo do estado firmam convênio para custear atuação das forças de segurança nas eleições
agosto 09, 2024
Porto Velho, RO - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) e o governo do estado firmaram um convênio por meio do qual, a Justiça Eleitoral repassa R$ 1 milhão à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para pagamento de Diariamente aos agentes estaduais de segurança, que irão trabalhar nas eleições em Rondônia, bem como colaboração com o custeio de parte do valor que o estado empregado para dar cobertura às ações eleitorais realizadas pelo TRE. O secretário de segurança de Rondônia, Felipe Bernardo Vital, representou o governador de Rondônia, Marcos Rocha durante reunião para assinatura do Termo de Convênio. Em nome do governador, o secretário agradece aos Desembargadores, Daniel Lagos, Marcos Alaor e Glodner Pauletto (todos os membros do TRE que participaram da reunião) pela colaboração e destacaram que o governo de Rondônia, bem como as forças de segurança do estado, estão à disposição do TRE para contribuir com a qualidade do processo eleitoral.
Essa é a primeira vez que esse tipo de repasse é feito em Rondônia, e além do pagamento das diárias, o valor também é parte de uma espécie de compensação que o TRE-RO fez ao estado pelo suporte logístico e tecnológico que ele oferece ao órgão eleitoral.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador, Daniel Ribeiro Lagos destacou que, o repasse marca um momento importante da história de parceria entre o governo de Rondônia e a justiça eleitoral, tendo em vista toda somatória de esforços para colaborar com o bom andamento das ações do TRE-RO.
Para ele, o alinhamento entre poderes, com o foco em um único objetivo, é que o tem feito com que o estado prospere, e neste caso, em se tratando de eleição, possibilitando que todo o processo eleitoral transcorra dentro da normalidade, e assim , garantir os direitos e a vontade do cidadão.
“Estamos conseguindo somar forças com o estado, e isso tem ajudado, porque o bem comum da sociedade é o desenvolvimento. Para que isso aconteça é necessário que o ambiente em nossa volta seja construído, e isso se dá por meio das eleições”, destacou o desembargador.
A parceria entre o governo de Rondônia e a Justiça Eleitoral, no estado, já dura vinte anos. O trabalho foi feito com tanta precisão, que o órgão eleitoral em Rondônia não solicitou apoio federal (em se tratando de segurança e logística) porque a demanda é toda garantida pela Secretaria de Estado da Segurança.