O dia 09 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 09 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

24.08.24 - BOM DIA!

RONDÔNIA


1917 – Em Santo Antônio. Dois membros da Força Pública (MT) no contingente desse município, se amotinaram, sendo presos e a seguirem excluídos.

1951 – O presidente Getúlio Vargas deu prazo de um ano para que os governos dos estados e Territórios da Amazônia, indique um nome cada, para formatar o Plano de Valorização da região.

1955 – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova, por unanimidade, o projeto de lei que muda o nome do Território do Guaporé para Território de Rondônia.

1957 – Porto Velho terá, para a eleição de 1958, mais de 300 candidatos, conforme edital publicado pelo juiz eleitoral Joel Quaresma de Moura.

1983 – A Assembleia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, foi o primeiro orador.

1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos.

2017 – Está em fase de conclusão a obra do Hospital do Amor, em Porto Velho, onde a unidade “Barretinho”, está sobrecarregada e dentre seus pacientes há 100 vindos do Acre.

HOJEÉ DIA

Dia Internacional dos Povos Indígenas. Dia Nacional da Equoterapia. Dia Interamericano da Qualidade do Ar (sempre 2ª 6ª feira de agosto).

Católicos celebram Santa Teresa Benedita da Cruz (ou Santa Edith Stein), São Romão, São Fábio – mártir,

BRASIL

1974 - Morte de Helena Antipoff (n. 1892) pioneira na introdução da educação especial no país, fundada na 1ª Sociedade Pestalozzi.

1943 – Criada a Força Expedicionária Brasileira, que lutaria na Itália na II Guerra Mundial.

MUNDO

1942 – Judia convertida ao catolicismo, alemã matam em Auschwitz Edith Stein (n. 1891) depois Santa Católica.

1945 – O lançamento da 2ª bomba atômica, agora em Nagasaki, leva o Japão à rendição – é o fim da Segunda Guerra Mundial.

FOTO DO DIA

Na Av. 15 de Novembro, em Guajará-Mirim, duas obras importantes do município: a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a mais antiga da Pérola do Mamoré é da 1ª metade da década de 1920 e o colégio Simón Bolívar, do início da década de 1950 .

A igreja foi construída numa ação comunitária desenvolvida pelo morador Paulo da Cruz Saldanha e algumas senhoras, é a mais antiga da “Pérola do Mamoré”, inaugurada em 1923 e ampliada em 1932 a pedido do bispo dom Xavier Rey, logo após ele chegar à. cidade.

Hoje a “igrejinha”, é o centro de oração litúrgica das Monjas Beneditinas e um dos pontos mais visitados por turistas, sendo suspenso pela diocese guajaramirense.

A “Simón Bolívar” (obra do governador Araújo Lima (1948/52), agora é uma escola estadual, e por seus corredores passaram alunos que se destacam no universo social, político e cultural do Estado.

A administração Araújo Lima também incrementou obras importantes em Porto Velho.


Foto Claro Kuhlamp/Rondônia, Minha Querida Rondônia.