Convenção do Podemos movimenta a política em Porto Velho, UB, DC e PSD unidos em Rolim de Moura, as questionáveis tartarugas nas ruas da capital

Convenção do Podemos movimenta a política em Porto Velho, UB, DC e PSD unidos em Rolim de Moura, as questionáveis tartarugas nas ruas da capital


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Cacoal, RO
- Bastidores – Alguns partidos não realizaram as convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições municipais de outubro próximo em Porto Velho, que deverá ser das mais disputadas, devido ao número de candidatos considerados bons de votos, que estão na disputa. O prazo para as convenções iniciou no dia 20 e terminará no próximo dia 5. Em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, mais de 360 mil eleitores estão em condições de votar. O único município onde é possível ocorrer eleições em segundo turno, o que é muito provável, devido ao nível dos candidatos, onde ao menos quatro tem condições de “brigar” para o turno seguinte. Em Porto Velho, somente o Novo, e o Podemos não realizaram convenções.

Definição – A convenção do Podemos, que é presidido no Estado pelo ex (vereador, deputado estadual e federal), Léo Moraes, que abriu mão da direção-geral do Detran-RO para enfrentar as urnas em outubro é a mais esperada. Léo, ainda, não definiu quem será o vice e, nos bastidores, comenta-se com muita intensidade, que poderá ocorrer uma parceria com o jovem advogado e professor universitário, Vinícius Miguel, presidente regional do PSB e que já realizou convenção sacramentando seu nome como candidato. O registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai até o próximo dia 15, e, há quem aposte, que Vinícius fará uma dobradinha com Moraes, compondo uma parceria com muitas chances de sucesso, pois seria uma união de centro-direita (Leo) com um grupo de centro-esquerda (Vinícius). A convenção do Podemos será no sábado (3) na Talismã 21, a partir das 16h e o Novo, ainda, não teria publicado edital.

Rolim – No domingo (4), a partir das 9h na câmara de vereadores os partidos União Brasil (UB), Democracia Cristã (DC) e PSD (Partido Social Democrático;) estarão realizando convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador às eleições de outubro. Segundo o presidente municipal do DC, Thiago Moreira, será “um momento ímpar para a democracia de Rolim de Moura. Três grandes partidos realizando a convenção juntos”. O prefeito Aldo Júlio (UB), já confirmou que é pré-candidato à reeleição e deverá ter seu nome confirmado na convenção conjunta. “Coloquei meu nome à disposição do União Brasil, e no domingo vamos oficializar a candidatura e a escolha do nosso vice-prefeito”, disse Aldo Júlio. Até o fechamento da coluna, por volta das 12h, ainda, não se tinha o nome para concorrer como vice de Aldo Júlio.

Trânsito – Impressiona o grau da falta de conhecimento de trânsito do pessoal da Semtran (Secretaria de Trânsito) de Porto Velho). A capital de Rondônia está entre as primeiras em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Os problemas são muitos e um deles, a própria Semtran, que é comandada pelo ex-deputado estadual Anderson Pereira, que foi um ótimo parlamentar, mas o mesmo não se pode dizer no seu cargo municipal. A fiscalização só existe para multar, no caso com os Agentes de Trânsito. Se um semáforo apresentar defeito, o trânsito no local se torna um caos, porque os “Cabeças de Tapioca”, como chamam os agentes, não se mobilizam. Também não se apresentam para orientar, fiscalizar, multar, e apreender o veículo, se for o caso. Os entregadores de encomendas de motocicletas não respeitam semáforos, placas de sinalização, ultrapassam pela direita e abusam da velocidade.

Trânsito II – Durante a semana foi abordado no RD POLÌTICA a “inovação” da Semtran na colocação de tartarugas às imediações de a maioria dos semáforos de Porto Velho. Inclusive a ignorância à faixa de motociclistas, (que são milhares em Porto Velho), que antecede a de pedestre, onde ficam parados à frente dos demais veículos, quando o semáforo está fechado. Em várias avenidas, como a Imigrantes, dividiram as três pistas de rolamento com tartarugas impedindo a passagem dos motociclistas ao lado dos veículos para se acomodarem na faixa destinada a eles, até a abertura do sinal. Agora também colocaram tartarugas em frente à Escola Adventista, na Avenida Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira) antes do cruzamento com a Avenida Vieira Caula,. Para quem vai pela Chiquilito Erse no sentido Porto Velho Shopping, quando o semáforo está aberto na Caula, bairro-centro, quem vem pela Chiquilito e vai virar à direita na Caula é livre, inclusive, tem o semáforo vermelho para quem vai em frente ou virar à esquerda, e verde a quem for virar à direita. Agora colocaram tartarugas em frente ao portão da escola isolando a pista da direita impedindo a passagem de carros. É o fim da rosca...

Respigo

Há alguns anos a praça no Alphaville em Porto Velho foi fechada com tapumes. A expectativa era de a praça renovada, pois é totalmente arborizada, com pista de passeio calçada, bancos, e servia de local de lazer a crianças e adultos, para reunir as famílias nas tardes/noites/finais de semanas +++ O tapume continua, sem algumas partes, nada foi feito e o local serve de abrigo a alguns desocupados. Nossos vereadores devem intercederem, para que a praça seja revitalizada e reativada +++ Calor de derreter os miolos hoje (31) em Porto Velho. Por volta das 12h, 37 graus e 40 graus de sensação térmica +++ Hoje (31) à noite, se apresenta na arena da Expoari em Ariquemes a banda Magníficos. A mostra foi aberta no sábado (27), será encerrada no domingo (4) tendo como atração musical a US Agroboy e no sábado (3) Maiara e Maraísa +++ Espigão do Oeste já teve problemas com falta de água potável em 2023. Este ano a situação deverá se agravar, porque a seca prolongada preocupa +++ O deputado Cirone Deiró (UB-Cacoal), 1º secretário da Assembleia Legislativa (Ale) disse da tribuna da Casa de Leis, esta semana, em reunião extraordinária, que é preciso construir uma barragem urgente no Rio Palmeira, para solucionar a situação, que é grave. Espigão poderá ter mais problemas este ano, que em 2023, em razão da situação do Rio Palmeira, que não tem vazão suficiente para atender a demanda.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica