Obra de ampliação vai garantir novos leitos de maternidade e obstetrícia no Hospital de Base em Porto Velho

Obra de ampliação vai garantir novos leitos de maternidade e obstetrícia no Hospital de Base em Porto Velho


O projeto de ampliação da maternidade vai garantir melhorias e o bem-estar para as mães e os recém-nascidos.

Cacoal, RO - O governo de Rondônia está realizando uma obra de ampliação da maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB). Serão 41 leitos, distribuídos em 14 salas de enfermaria na maternidade e 4 quartos de internação (4 leitos), 2 centros cirúrgicos, uma sala para Recuperação Pós-Anestesia (RPA) com 3 leitos, uma sala de assistência ao recém-nascido para 5 berços aquecidos no centro obstétrico. A obra foi iniciada em novembro do ano passado e passou pela sexta medição, processo realizado para monitorar o andamento físico da obra e garantir que os prazos estejam sendo cumpridos. Ao todo, serão realizadas 12 medições pela equipe de engenharia e arquitetura.

A construção, que ocupará uma nova ala bem próxima à atual maternidade do HB, foi iniciada em novembro de 2023, e tem previsão de término para dezembro deste ano. A parte elétrica está sendo finalizada e também estão sendo instalados porcelanatos, aparelhos de ar-condicionado, pias de inox, e está sendo revisada a parte hidráulica. As equipes estão trabalhando, inclusive aos finais de semana, para a conclusão da obra.

O atendimento na maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro acontece por livre demanda e destina-se a pacientes com gravidez de alto risco, como nos casos de diabetes gestacional, hipertensão, infecções renais, doenças cardíacas, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e outras. Atualmente, a maternidade do Hospital de Base conta com 80 leitos, e o centro obstétrico possui 2 leitos operatórios, 3 leitos para pré-parto e uma sala vermelha.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com a conclusão da obra, a maternidade terá maior capacidade de atendimento, garantindo mais conforto e segurança às mães e seus filhos recém-nascidos. “A maternidade e o centro obstétrico são fundamentais para o atendimento às mulheres, oferecendo cuidados durante o parto e pós-parto, além de internação para as mães e atenção especializada para os recém-nascidos,” pontuou.

INVESTIMENTO

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, o projeto tem um investimento de R$ 3.346.337,00, (três milhões, trezentos e quarenta e seis mil, trezentos e trinta e sete reais), e inclui a reforma e ampliação das áreas de internação, salas de parto, banheiros e infraestrutura das salas cirúrgicas. Também está prevista a criação de um bloco de segurança para os profissionais de saúde que trabalham em regime de plantão, assegurando condições adequadas para o exercício de suas funções.

O governo de Rondônia mobilizou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) para garantir a celeridade da obra.