Governo inicia grande campanha de vacinação em 13 municípios da região de fronteira e com baixas coberturas

Governo inicia grande campanha de vacinação em 13 municípios da região de fronteira e com baixas coberturas



Cacoal, RO -
No período de 4 a 15 de agosto, o governo de Rondônia realiza, pelo terceiro ano consecutivo, uma das maiores ações de imunização da população, especialmente nos municípios fronteiriços com a Bolívia e em outras cidades onde são registradas baixas coberturas vacinais nas campanhas de vacinação de rotina.
A operação “Vacinação sem Fronteira”, executada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), em parceria com os municípios, contemplará este ano 14 cidades, incluindo as nove de fronteira.

Municípios contemplados

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis e Transmissão Hídrica e Alimentar (NDITHA) da Agevisa/RO, e uma das coordenadoras da ação, Surlange Freire Ramalhaes, serão contemplados os seguintes municípios:

Guajará-Mirim
Nova Mamoré
Costa Marques
São Francisco do Guaporé
Alta Floresta do Oeste
Pimenteiras do Oeste
Cabixi
Alto Alegre dos Parecis
Espigão do Oeste
Alvorada do Oeste
Mirante da Serra
Alto Paraíso e
Candeias do Jamari

Vacinação sem fronteira

Segundo o diretor executivo da Agevisa/RO, Edilson Batista, durante a operação “Vacinação sem Fronteira” 88 técnicos, entre vacinadores e registradores da Agevisa/RO, secretarias municipais de saúde de Porto Velho e Vilhena, e da Gerência Regional de Saúde de Vilhena, estarão envolvidos na ação. “A previsão é que sejam aplicadas 22 mil doses de vacinas”, afirmou.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima frisou que, o estado está empenhado em atingir os níveis de cobertura vacinal preconizados pelo Ministério da Saúde, que é de 95% para a maioria das vacinas. “A vacinação é o método mais eficaz de prevenção às doenças infecciosas. Além de proteger, ajuda a criar uma barreira contra a doenças entre as pessoas.”

Vacinas

Durante a ação serão aplicadas as seguintes vacinas:

BCG (tuberculose);
Hepatite B;
Penta conjugada (previne a difteria, tétano e coqueluche);
Poliomielite;
Pneumocócica 10 e pneumocócica 23 (pneumonias e meningites);
Rotavírus (infecções causadas pelo rotavírus, que ocasiona infecção gastrointestinal, podendo levar a vômitos intensos, diarreia grave e febre alta);
Meningo C;
Influenza;
Covid-19;
Febre amarela;
Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba);
Varicela;
HPV (destinada a meninos e meninas de 9 a 14 anos, para prevenir cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe);
Difteria e tétano;
Meningocócica


Fonte: da Secom-RO