De Rondônia para França: conheça os artistas que vão tocar na rádio francesa na próxima semana

De Rondônia para França: conheça os artistas que vão tocar na rádio francesa na próxima semana


Iniciativa foi idealizada pelo professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Carlos Guerra, em conjunto com o programa ‘Aquarelle du Brésil’.

Cacoal, RO - 30 músicas autorais produzidas em Rondônia serão exibidas em um programa de rádio na próxima terça-feira (25) em Marselha, uma cidade da França. O programa tem como objetivo promover a divulgação da música brasileira.

A iniciativa foi idealizada pelo professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Carlos Guerra, em conjunto com o programa ‘Aquarelle du Brésil’ que faz parte da programação da rádio Galere e vai ao ar toda terça-feira às 11h de Porto Velho e 17h de Marselha.

🎵🔊A apresentação das músicas de Rondônia será dividida em dois programas, o primeiro será exibido no dia 25 de junho e o segundo no dia 2 de julho. Veja os ritmos e artistas que vão participar:

Programa dia 25 de junho

* Temas amazônicos e ribeirinhos - Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura.

* Rock - poeta Rogério.

* MPB - Gabriê, Marfiza e Yás.

* Rap - Negra Mary, Marcela Bonfim, Mano André, Essência Anônima, Jhuka Andrade e Carlos Mossoró.

Programa dia 2 de julho

* Samba - Ernesto Melo.

* Mistura de ritmos - João Belfort, Carla Letícia e Ultimato.

* Reggae - Leão do Norte.

* Rap - Pugga ZS, Lobo, Sandra Braids e Txepo.

* Rock- Distopia, Nitro e Malcriados.

* Repente - poeta João Matias.

🎧Como posso escutar a rádio?

A rádio Galere pode ser ouvida ao vivo neste endereço eletrônico.

‘Aquarelle du Brésil’

O programa é comandado pelo francês Jean-Louis Dumas, que já morou no Brasil e utiliza atualmente a rádio como um espaço voltado a divulgar a música brasileira na segunda maior cidade da França. Com um alto número de imigrantes de diversas nacionalidades, a rádio prioriza a valorização de identidades. No programa, acontece uma mistura de idiomas entre o português e o francês. Isso acontece porque o português é a terceira língua mais falada na cidade.

🔎Como as músicas de Rondônia foram parar na rádio francesa?


Carlos Guerra e Jean Louis. — Foto: Reprodução/Mossoró Rapentista

O líder do programa e o professor da Unir se conheceram no evento "Jornada Científica em Língua Portuguesa", que aconteceu na cidade de Aix, na França. O professor, Carlos Guerra, que utiliza Carlos Mossoró como nome artístico, também é rapper e terá uma de suas músicas no programa.


Fonte: G1-Rondônia