PSC homologa Montanha como candidato e ele afirma que tem como bandeira a defesa do meio ambiente

Edvaldo Moura, que todo mundo o conhece como Montanha, teve seu nome homologado como candidato a vereador pelo PSC. Com 54 anos, casado e pai de três filhos e três netos, esse defensor das causas ambientais promete uma campanha baseada na ética e no respeito. Ele diz que tem compromisso com esta cidade, onde vive desde 1978 e onde trabalhou em várias empresas, até implantar sua própria empresa no ramo gráfico.

Sua esposa, Jussara Gomes dos Santos, os filhos Michelle, Eduardo e Júnior, assim como os seus netos, são testemunhas de seu labor para sustentar a família, mas sem abrir mão de seu ideal por uma sociedade mais justa e um meio ambiente saudável e equilibrado.

Como a maioria dos cidadãos desta cidade, ele teve de dar o duro para conseguir o sustento da família. Trabalhou nas empresas Casas Santo Antonio, Antiga Gráfica Cacoal, Rondonlanches do nosso amigo Celso do Lanche, Gráfica Brasil, Gráfica Ideal e Refrigeração Ubeda.

Em 2001 conseguiu por em prática a realização de um sonho, que era ter o seu próprio negócio, e implantou a Gráfica JR.

A lida difícil para manter a família, quer como empregado, quer como empresário, não lhe impediu de participar da vida comunitária. Um exemplo disso foi sua atuação, por dois mandatos, como Diretor de Esportes do Country Club de Cacoal.

No tocante a ações de cidadania, Montanha acabou adentrando ao campo de representação comunitária, como uma liderança do bairro Novo Horizonte, do qual é o seu representante desde abril de 2019. Sua missão é representar a comunidade junto aos atores políticos do município, seja no âmbito do Legislativo ou do Executivo.

Nesse contato com a classe política e ao ver a dificuldade que as lideranças comunitárias tem em sua interlocução com os agentes públicos, nasceu-lhe o desejo de candidatar-se a vereador e por em prática o sonho de apresentar e votar projetos voltados para o meio ambiente, o turismo e o lazer, além de outras áreas da atividade humana.

O agora homologado candidato do PSC, que aguarda o registro de sua candidatura para poder participar desse embate eleitoral, já tem experiência em ações em favor da comunidade. Ele foi o fundador da ADESC – Associação de Pescadores de Cacoal, idealizador do Projeto Lixo Zero e contribuiu para ações importantes, entre as quais se destaca a coleta de dez 10 toneladas de lixo do rio Machado e outras 23 toneladas do rio Pirarara em um período de cinco ano. Ele conta que nesse período foram realizadas a soltura de alevinos no Rio Machado, além de ações voluntárias que resultaram na doação de alimentos, óculos, bolas de futebol e apostilas a entidades do município. No âmbito de incentivo à preservação do meio ambiente, através de seu empenho pessoal, foi realizada a instalação e distribuição de mais de 100 placas da campanha lixo zero com apoio de empresas de nosso município

Montanha diz que está muito feliz com a homologação de sua candidatura e não vê a hora de ser registrado e poder apresentar suas propostas de ações no parlamento local. Ele já adiantou que, mesmo antes de ser político, sempre defendeu que a cidade tivesse alguns projetos voltados para a criação de uma patrulha ambiental para fiscalizar o descarte de lixo em lugares impróprios; criação de um projeto que assegure a realização de palestras nas escolas sobre a importância da preservação do meio ambiente, com a distribuição de cartilhas; instalação de contêineres para coleta seletiva do lixo nos bairros; instalação de mais placas de disk denúncia para descarte de lixo deixado em locais inadequados; apoio à implantação de turismo da pesca esportiva; criação de um parque aquático; captação e reuso das aguas das chuvas com desconto no pagamento de IPTU; criação de ponto de apoio e espaço para descarga de mercadorias; cadastro de pescadores ribeirinhos e também almeja a construção de um local coberto para os carregadores do local conhecido como “Pedra”, na avenida 02 junho.

“O que eu quero, com o registro de minha candidatura, é fazer uma campanha honesta, que respeite meus adversários, e que esteja focada em apresentar o trabalho que tenho feito e o que poderei fazer caso minha jornada seja exitosa e nosso projeto seja acolhido pela população”, afirmou.