Romeu Moreira anuncia pré-candidatura a vereador de Cacoal

Pioneiro da Capital do Café, o empresário Romeu Moreira, o Romeu da Farmácia, anunciou nesta semana a sua pré-candidatura ao cargo de vereador por Cacoal.

Figura bastante querida na cidade, bastante engajado em ações sociais, especialmente em prol do esporte, Romeu da Farmácia é filiado ao DEM – Partido Democratas.

Segundo o empresário, ao tomar essa decisão, seu objetivo é contribuir com a cidade que o acolheu. “Acredito que a vida passa a ter mais sentido conforme nos doamos a serviço da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com isso em mente, decidi me candidatar e oficializo meu nome como pré-candidato à Câmara de Vereadores de Cacoal”, destaca.

Quem é o Romeu da farmácia?

A história de Romeu Rodrigues Moreira, o “Romeu da Farmácia”, se assemelha à de milhares de imigrantes que nas décadas de 1970 e 1980 promoveram um verdadeiro fluxo de colonização do estado de Rondônia e da Amazônia.

Terceiro membro de uma geração de sete filhos do casal Antônio Rodrigues Moreira (in memorian) e Greselda Kaiber Moreira, Romeu nasceu em 1º de janeiro de 1962, em Nova Aurora, no estado do Paraná. Foi em 1977 que veio para o então Território Federal de Rondônia, junto de sua família. Deixou sua cidade, Cascavel (PR), com destino à Vilhena, na região do Cone Sul e, dois anos após chegar ao estado, à serviço da rede de farmácias Globo, Romeu teve a oportunidade de conhecer a cidade de Cacoal. A missão era atuar por 30 dias e retornar para casa! Mas o jovem não contava que a pequena e pujante cidade, em plena região do café, iria conquistá-lo tão facilmente.

O povo humilde, trabalhador e acolhedor, fez com que Romeu quisesse também fazer parte da história daquele município.

Seus primeiros passos como empreendedor em Cacoal foram trilhados em 1985 quando, ao lado da esposa Lídia, constituiu a empresa hoje denominada Farmácia Yassuda, mas que por muitos anos foi chamada de Farmácia São Luiz. Nascida de um sonho comum de um jovem casal de empreendedores, a Farmácia prosperou e hoje está consolidada, referência no segmento de manipulação de medicamentos e dermocosméticos. Além disso, a Farmácia Yassuda, graças ao desejo comum de Romeu e Lídia em contribuir com a terra que tão bem os acolheu, é uma das empresas mais atuantes e participativas no município de Cacoal. Afinal, desde sempre, foi na “Capital do Café” que Romeu se viu construindo sua trajetória profissional e formando sua família, hoje composta também por seus filhos Deborah Nanami Moreira Queiróz (farmacêutica), Carlos Eduardo Moreira (médico) e Leandro Hikari Yassuda Moreira (estudante) e, complementando a família, o genro Adriano Fonseca Queiróz (advogado) e os netinhos Pedro Henrique e Lívia.

Romeu E Lidia 001

Ao longo dos anos, a família foi a responsável pela consolidação de um empreendimento que hoje é um exemplo de empresa amiga do esporte, da educação, da saúde, da cultura e das mais diversas ações sociais em prol do próximo, do município e da região que os acolheu. Isso porque o “Romeu da Farmácia”, com apoio de todos, se faz presente o máximo que pode!

Sua atuação é apenas um reflexo de sua vontade em fazer a diferença por uma sociedade melhor, mais justa e pujante. Além de empresário do ramo farmacêutico, Romeu é membro do Lions Clube Cacoal Centro, onde, por três vezes, já foi presidente. É membro ativo da Associação Comercial e Industrial de Cacoal, sendo hoje diretor financeiro da Acic e também tem sua participação na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal, onde desempenha a função de diretor de relação institucional e governamental. Além disso, Romeu é vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Eldorado e participante e voluntário do Programa Lider, do Sebrae, para a formação de lideranças para o desenvolvimento regional.

Romeu sempre dedicou sua vida pelo bem comum, nas mais diversas áreas. Por isso acumula ainda a participação como membro do Conselho Estadual de Esporte e Lazer de Rondônia (Conedel), membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, é vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Cacoal

Mas Romeu acredita que ainda pode fazer mais por sua terra, se tiver mais chance! Em 2020, após muitas conversas com a esposa, filhos e amigos, resolveu iniciar uma nova trajetória e filiou-se ao Partido Democratas (DEM), dando inicio à sua participação política/partidária.

Romeu foi convencido de que a sua força de vontade em fazer a diferença no meio em que vive e a sua conduta exemplar e ilibada ao longo de tantos anos são as características que todo e qualquer morador de Cacoal busca em seus representantes. É desta forma que o empresário, desportista, líder, voluntário e sonhador “Romeu da Farmácia” coloca-se à disposição da sua amada Cacoal!

Img 1411

Pelo pouco tempo que serviu à administração pública, enquanto gestor do esporte, à frente da Autarquia Municipal de Esportes, por exemplo, Romeu Rodrigues Moreira atuou efetivamente na reformulação da lei da Amec, valorizando seus colaboradores; na criação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer; na ampliação e potencialização do Programa “Pensando no Amanhã”, atendendo mais de 2 mil crianças e jovens em 10 modalidades esportivas; atuou na conclusão do Ginásio Poliesportivo Senador Ronaldo Aragão; na revitalização e modernização do Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira; na construção da arquibancada e na iluminação do Estádio Aglair Tonelli; na estruturação e na iluminação do campo e da pista de atletismo do bairro Vilage do Sol e atuou efetivamente no pontapé inicial para as obras do Centro Esportivo de Cacoal, a tão sonhada Vila Olímpica.

Além disso, Romeu também se dedicou sobremaneira para a ampliação do Calendário Esportivo de Cacoal, com mais de 50 projetos esportivos, dentre os quais os Jogos Indígenas de Cacoal. Outra conquista são os investimentos que propiciaram a conquista de seis edições seguidas dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, levando Cacoal a superar Porto Velho no número de títulos, sendo considerada, além de Capital do Café, a Capital do Esporte. Enquanto Romeu esteve à frente da Amec, Cacoal recebeu, por duas vezes, o Prêmio Esporte Rondônia, nos anos de 2015 e 2016, coroando a sua gestão à frente do esporte cacoalense. Uma gestão eficiente, pautada na organização, união e no comprometimento junto a uma equipe de colaboradores movida pelo mesmo ideal, na construção das políticas públicas voltadas ao esporte, uma força inspiradora e transformadora!

Whatsapp Image 2020 08 28 At 17.23.19 1

Fonte. TRIBUNA POPULAR