Orgulho de ser artesã : uma mulher de coragem que faz acontecer

Cremilda Francisca da Silva artesã, tem 41 anos é formada em Pedagogia , chegou em Cacoal ainda criança junto com seus pais que veio em busca de novas oportunidades, sua história com o artesanato começou cedo, aos 9 anos e ela fala com emoção desse momento, “Quando tive o primeiro contato com o artesanato foi paixão e desde então essa paixão me acompanha “conclui Cremilda.
A história dessa artesã foi marcada por grandes emoções, batalhas e muitas conquistas, ela é mãe de dois Filhos o Henrique e a Natalia, e quando lembra deles a memória que vem a sua mente foi a primeira vez que pegou eles nos braços pela primeira vez, para ela a família é a base de tudo e quando perguntamos sobre Deus ela afirma que é tudo em sua vida.
Cremilda é uma mulher guerreira e de fibra e sempre batalhou muito para conquistar seus sonhos, seu primeiro emprego foi em uma floricultura e depois não parou mais de trabalhar e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, ainda muito jovem abriu sua empresa de decoração infantil, com certeza todos lembram de algum momento com essa grande artista.
Devido a sua intensidade com vários trabalhos sociais Cremilda foi convidada para coordenar o projeto Brincando de Roda, ela lembra com muito carinho dessa época.
“Foi gratificante coordenar o trabalho realizado com mulheres e crianças, ministrando cursos para a comunidade, adquirindo conhecimento com várias situações vivenciadas no dia a dia dessas famílias beneficiadas pelo projeto.” Enfatizou Cremilda.
Quando perguntamos sobre sonhos para a nossa entrevistada ela diz que ainda pretende realizar muitos sonhos como Mulher e seu principal objetivo é ser reconhecida como profissional, mais declara que uma das suas maiores conquistas é ver seus filhos crescendo com dignidade e honestidade.
Hoje Cremilda desenvolve um grande trabalho como diretora artística da Fundação Cultural de Cacoal e com esse cargo teve a oportunidade de coordenar grandes projetos para a cidade como o Natal de Luz, Festa do Café e principalmente oportunizar as Feiras de Artesanatos.
Entraremos no processo eleitoral em breve e por isso perguntamos qual a opinião dela sobre a participação das mulheres na política, a nossa artesã acredita que é importante a participação das Mulheres na política para desenvolver ações, para trazer benefícios para a nossa população e oportunizar esperança para mulheres que são filhas, mães e avós e que muitas delas trazem o sustento para o seu lar através desses trabalhos como o artesanato.
O tema política ainda continua em nossa conversa e Cremilda diz que colocou seu nome à disposição para ser Pré-Candidata a vereadora do Município de Cacoal e logo perguntamos sobre os seus projetos ela reponde que sua luta será para criar projetos Culturais que irá beneficiar crianças, adolescentes, mulheres e idosos e uma das suas principais bandeira será batalhar para a construção da Casa do Artesão. Uma mulher de Coragem e Determinação assim definimos essa artesã que com muito orgulho da sua profissão tem sustentado seus filhos e sempre pensado em uma qualidade de vida melhor para todos.