Jaqueline Cassol cobra retomada dos voos em Cacoal

A deputada solicitou ao presidente da Azul a retomada dos voos diários e reabertura dos aeroportos do interior

Jaqueline Cassol cobra retomada dos voos em Cacoal
A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) tem trabalhado para garantir a volta dos voos diários no aeroporto de Cacoal e reabertura dos aerodrómos de Ji-Paraná e Vilhena. Em sua ação mais recente, a deputada solicitou ao presidente da Azul Linhas Áreas John Rodgerson a retomada dos voos e a inclusão dos aeroportos na rota da companhia que é a única que operava voos nas regiões. Os aeroportos do interior do Estado estão fechados desde o início da pandemia por falta de segurança.

De acordo com a deputada, que tem buscado soluções para o entrave desde junho, o aeroporto de Cacoal tem recebido todas as melhorias para solucionar os problemas apontados pela Azul.

“Nada justifica não termos a retomada dos voos. Precisamos de um posicionamento claro inclusive sobre os aeroportos de Ji-Paraná e Vilhena”, destacou a deputada.

A deputada explicou que depois do seu pedido em junho, o Governo de Rondônia, através do DER informou que está adotando as medidas necessárias para que o aeroporto esteja apto a receber as aeronaves da companhia. “Também já solicitei ao Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional da Aviação Civil agilidade nos trâmites para a homologação dos pedidos”, contou.

A maior queixa da Azul é em relação a construção da cerca patrimonial-operacional- uma área de segurança que impede a passagem de pedestres e animais na pista. “O projeto está pronto, faltando apenas a homologação da firma vencedora, por parte da Superintendência Estadual de Licitações (SUPEL/RO), para celebração de contrato e posterior expedição da Ordem de Serviço”, explicou.

A companhia também reclama à implantação de auxílios à navegação por aparelhos e Estação Meteorológica do Aeroporto de Cacoal. “Aguarda apenas a homologação de auxílios à navegação aérea pelo CINDACTA”, disse.

Jaqueline Cassol também informou ao presidente da Azul que a obra de ampliação e reforma do terminal de passageiros está em andamento e em processo avançado.

PEDIDOS- O primeiro pedido da deputada foi protocolado em 22 de junho, quando solicitou, ao Governador Marcos Rocha, informações das medidas de segurança adotadas pelo estado para garantir a operação dos aeroportos.

Depois disso, Jaqueline Cassol cobrou, em reunião com o Ministro da Infraestrutura Tarsício Gomes de Freitas e do Secretário Nacional, Ronei Saggioro Glanzmann, a reabertura dos aeroportos. O ministro informou que os projetos do DER haviam apresentado problemas para execução, o que impossibilitaria a homologação por parte da União.

No dia 26 de agosto, o Governo de Rondônia respondeu a deputada sobre os novos procedimentos. E diante da informação, ela solicitou a retomada pela companhia aérea.

O assunto ganhou repercussão estadual, uma vez que a falta de voos tem afetado diretamente a economia de Rondônia. A Região de Cacaol possui uma grande demanda de passageiros, pois abrange uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, 18 municípios, indústrias e frigoríficos de grande porte e por ser uma região voltada para o setor agrícola e a pecuária.

A mobilização da deputada sensibilizou outros parlamentares da bancada federal de Rondônia, deputados estaduais e empresários rondonienses. Nesta quinta-feira haverá reunião na Associação Comercial e Industrial de Cacoal ( ACIC) para tratar do tema.

Fonte: Assessoria de Imprensa